NOTÍCIAS

10/10/2017 | Horário de verão - ENTRADA (Impressora Fiscal | NF-e | NFC-e | SAT)

Impressora Fiscal, NF-E, NFC-E e SAT e a entrada do horário de verão

Conheça os procedimentos que devem ser efetuados em sua impressora fiscal e nos módulos de envio da NF-e e NFC-e para a ENTRADA do horário de verão

No próximo domingo, dia 15/10/2017, inicia o horário de verão com término à zero hora de 17/02/2018. É importante que seja ajustado o horário do servidor, estações e impressoras fiscais para o horário correto. Abaixo acompanhem os procedimentos no FórmulaCerta para que o uso com as Impressoras Fiscais, geração e envio de Nota Fiscal eletrônica (NF-e) e Nota Fiscal do Consumidor eletrônica (NFC-e) ocorram com sucesso na entrada do horário de verão.


IMPRESSORAS FISCAIS

O procedimento a seguir deverá ser efetuado, obrigatoriamente, após o expediente do dia 14/10/2017 (sábado), logo após a redução Z e antes de qualquer operação na Impressora Fiscal.

Caso encontre dificuldades na execução dos procedimentos apresentados aqui, ao final deste item separamos os materiais disponibilizados por alguns fabricantes de impressoras fiscais para efetuar a entrada do horário de verão.


A partir da versão FórmulaCerta 5.9

  1. Informe o terminal de uso da impressora fiscal no módulo Terminal de Caixa, após a Redução Z do dia 14/10/2017, pressione simultaneamente as teclas SHIFT+F2 ou pressione F12 e, em seguida, clique no botão Trans.Adm (SHIFT+F12);
  2. Em seguida, clique na opção 6 – Configuração – ECF, depois no botão Horário de Verão, selecione a opção Entrar no Horário de Verão e, por fim, clique uma única vez no botão Executar para concluir o processo.


ATENÇÃO!

Se ao efetuar o processo acima o sistema apresentar alguma mensagem informando que não foi possível confirmar a operação (exemplo: COMANDO NÃO EXECUTADO), isto significa que a impressora fiscal está configurada para não permitir a alteração via software, somente via intervenção técnica. Proceda conforme descrito no tópico Informação Complementar e/ou contate a assistência técnica ou intervenção da sua impressora fiscal para solicitar tal alteração. 

Reforçamos que além de acertar o horário de verão no computador ligado à impressora fiscal, você deve acertar o horário do servidor e de todas as estações de sua rede. Em caso de dúvida, consulte seu técnico de rede/infraestrutura. 


Informação complementar!

Caso não consiga realizar o procedimento de entrada do horário de verão pelo FórmulaCerta, relacionamos a seguir alguns links úteis de fabricantes de impressoras fiscais que disponibilizaram materiais adicionais sobre o assunto horário de verão. Vejam:

Bematech – Documento
Daruma (Daruma Social Network) – Vídeo
Sweda – Documento 

 

NF-E (NOTA FISCAL ELETRÔNICA)

  1. No dia 14/10/2017, após o horário de expediente, acesse Integração | Arquivos Fiscais | Nota Fiscal Eletrônica, botão Nota Fiscal Eletrônica, botão Transmitir, depois botão Configurar;
  2. Informe a filial de envio, clique no botão Iniciar, marque a caixa de seleção Horário de Verão e clique no botão OK;
  3. Efetue o mesmo processo para todas as filiais que enviam a Nota Fiscal Eletrônica.

 

NFC-E (NOTA FISCAL CONSUMIDOR ELETRÔNICA)

  1. No dia 14/10/2017, após o horário de expediente, acesse Integração | Arquivos Fiscais | Nota Fiscal Eletrônica, botão Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica, botão Configurar;
  2. Informe a filial de envio, clique no botão Iniciar, marque a caixa de seleção Horário de Verão e clique no botão OK;
  3. Efetue o mesmo processo para todas as filiais que enviam a Nota Fiscal do Consumidor Eletrônica. 

 

SAT

A atualização do horário de verão no equipamento SAT ocorre de forma automática, desde que, o equipamento esteja conectado à Internet. Não sendo necessário realizar qualquer intervenção por parte do usuário. Em caso de dúvida, contate o Suporte Técnico da Bematech no telefone 0800 644 2362.


Atenciosamente,

Fagron Technologies